Início » Lista de cursos grátis » Cursos Técnicos Online 2021: Onde Fazer? Veja Aqui!

Cursos Técnicos Online 2021: Onde Fazer? Veja Aqui!

É cada vez mais importante ter uma formação profissional certificada para obter uma boa colocação no mercado de trabalho. Neste sentido, os cursos técnicos são uma opção mais rápida e barata do que uma graduação, e oferecem conhecimentos baseados na prática, que vão dar todo o embasamento necessário na hora de executar as funções do dia a dia.

Mas para quem já trabalha, tem filhos, vive uma rotina agitada, quer fazer seus próprios horários e economizar o tempo e o dinheiro do deslocamento até uma instituição de ensino, a solução em 2021 pode ser um curso técnico na modalidade EAD, online, à distância.

Se você ainda tem dúvidas sobre quais portais oferecem o serviço, seja ele pago ou gratuito, como se inscrever e quais as vantagens da modalidade, continue a leitura e obtenha todas as informações para começar a estudar e crescer na carreira o mais rápido possível.

Cursos técnicos online

Cursos técnicos online 

A principal vantagem do curso técnico na modalidade EAD é que o aluno pode estudar sem sair de casa em 2021. É possível fazer os próprios horários ou ainda otimizar o tempo lendo os conteúdos a caminho do trabalho, no ônibus, durante o almoço, na sala de espera para o atendimento em um consultório médico, dentista, etc.

Além disso, os cursos EAD costumam ser mais baratos do que os presenciais, já que não exigem tanto da estrutura física das instituições de ensino. Apesar disso, a certificação e qualidade são garantidas pelo Ministério da Educação (MEC). Alguns deles até mesmo são gratuitos, através de programas do governo como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do Novos Caminhos.

Novos Caminhos

Novos Caminhos 

Com o programa Novos Caminhos, o MEC oferece vagas gratuitas em instituições de ensino parceiras para cursos técnicos online. Para conferir as áreas disponíveis, é só acessar o site do programa, indicar estado, município, modalidade EAD e nível de escolaridade.

Para os cursos técnicos, é obrigatório que o estudante já tenha finalizado o Ensino Médio. A intenção do Novos Caminhos é estimular o empreendedorismo e o ensino profissional e tecnológico no país.

A plataforma reúne cursos técnicos nas áreas de Logística, Meio Ambiente e Administração, por exemplo, e a carga horária é de, em média, 800 horas. O site também traz informações sobre cronograma, matrículas e detalhes de cada curso.

Quem desejar, também pode usar a plataforma para procurar por cursos profissionalizantes, como o de Programação e de Ferramentas em Gestão, por exemplo, com carga horária menor, de aproximadamente 160 horas.

Pronatec

Pronatec 

O Pronatec também é um programa do governo, criado há mais tempo, para fortalecer o ensino no país. As inscrições para os cursos abrem no início de cada semestre e priorizam os estudantes de baixa renda, que tenham feito o Ensino Médio em escola pública ou com bolsa integral em escola particular.

O Pronatec dá preferência para jovens e adultos que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e as vagas são distribuídas conforme as notas dos inscritos.

Depois da primeira seleção, o programa abre espaço para alunos que não realizaram o Enem, de acordo com o número de vagas remanescentes. As inscrições são feitas pelo site do Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), mantido pelo MEC e colocado no ar no início de cada processo.

Senac

Senac

Com unidades distribuídas por todo o país, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) oferta diversos cursos online em 2021, como Técnico em Programação de Jogos Digitais, Guia de Turismo, Segurança do Trabalho, Recursos Humanos, Logística e Administração.

Pelo site da instituição, é possível ver a descrição das atividades, pré-requisitos, valores, formas de pagamento e como fazer a inscrição. O estudante deverá selecionar o polo em que gostaria de fazer as provas presenciais do curso e, em seguida, clicar para se inscrever e preencher o cadastro com as informações solicitadas.

Senai

Senai

Outra opção é o portal do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). No site da instituição, o aluno deverá clicar para se inscrever, escolher a opção de curso técnico que mais lhe agrada e, na aba de descrição, clicar em “Tenho Interesse”. Depois, é só preencher o formulário selecionando a unidade mais próxima, que a escola do Senai irá entrar em contato para começar a estudar em 2021.

No site do Senai, é possível conferir a grade curricular, a grade horária, os objetivos de cada curso e os requisitos necessários para fazer a inscrição. Entre os cursos técnicos estão o Técnico em Comunicação Visual, em Automação Industrial, em Alimentos, em Cerâmica, em Cervejaria, em Confeitaria, em Controle Ambiental, etc.

Comente