Início » Instituições » Cursos Seduc 2021: Cursos e Inscrições – Entenda

Cursos Seduc 2021: Cursos e Inscrições – Entenda

Uma oportunidade para jovens e adultos que procuram se graduar e participar de cursos de nível técnico é através das Secretarias de Educação (Seduc) estaduais.

Cada estado tem seu site e informações variadas sobre os programas de ensino para a população.

As Secretarias de Educação são responsáveis pelas escolas estaduais e programas de ensino de nível médio e profissionalizante, além de fiscalizar as grades curriculares e carga horária das instituições, combater a evasão escolar, apoiar a produção de material pedagógico, avaliar o rendimento da rede estadual, capacitar professores e docentes e buscar ampliar cada vez mais o acesso ao ensino básico gratuito no Brasil.

Cursos 2021

seduc

 

Cada Seduc tem autonomia para criar seus programas educacionais próprios e, por isso, não há um site nacional que una todos os cursos disponíveis, matrículas, valores, inscrições, vagas, e etc.

Assim, é necessário que o interessado procure diretamente no portal da Seduc do seu estado para obter mais informações e detalhes sobre os programas existentes.

Neste texto, vamos destacar algumas das opções por região.

Seduc São Paulo

Em São Paulo, a Seduc oferece o Programa Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor), para incentivar a continuidade da aprendizagem dos professores das escolas estaduais.

Através dele, os docentes podem fazer pós-graduações de forma gratuita nas universidades conveniadas. São elas: a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).

Mais informações podem ser obtidas no site do programa.

Seduc Tocantins

No Tocantins, uma rede de escolas oferecem cursos profissionalizantes, de nível técnico, de forma gratuita. São eles: Administração, Agroecologia, Agroindústria, Agronegócio, Agropecuária, Controle Ambiental, Enfermagem, Guia de Turismo, Informática para Internet, Instrumento Musical, Manutenção e Suporte em Informática, Recursos Humanos e Zootecnia.

As inscrições podem ser feitas diretamente nas 20 escolas que participam do projeto. Para esta modalidade, é pré-requisito que o estudante já tenha concluído o Ensino Médio e possa comprovar a situação através da documentação solicitada.

Acesse o site da Seduc Tocantins para outras informações.

Seduc Bahia

Na Bahia, os cursos técnicos são organizados através da Rede Estadual de Educação Profissional e Tecnológica.

Com ela, o governo oferta formação profissionalizante gratuita nas áreas de saúde, controle e processos industriais, gestão e negócios, informação e comunicação, infraestrutura, produção alimentícia, produção cultural e design, produção industrial, segurança, recursos naturais, turismo e hospitalidade.

As matrículas são realizadas nas escolas, presencialmente. Neste caso, não há opções de inscrição online.

Acesse o site para conferir.

Seduc Santa Catarina

No sul do Brasil, em Santa Catarina, o ensino dos cursos técnicos acontece nos Centros de Educação Profissional (CEDUP) distribuídos pelo estado, e que atendem as áreas primária, secundária e terciária do mercado de trabalho.

As aulas são gratuitas e estabelecidas conforme a Lei nº 9.394/96 (LDB), alterada pela Lei nº 11.741/2008, que trata sobre a Educação Profissional e Tecnológica.

Entre os cursos técnicos ofertados estão: Contabilidade, Eletroeletrônica, Marketing, Logística, Mecânica, Qualidade, Segurança do Trabalho e Administração.

O site da Seduc Santa Catarina pode ser acessado para mais informações.

Seduc Minas Gerais

Minas Gerais atua com os cursos de nível técnico, os cursos técnicos associados com o Ensino Médio e ainda o programa Pronatec.

As formações de destaque são nas áreas de: Agente Comunitário, Agricultura, Agronegócio, Comércio Exterior, Cooperativismo, Enfermagem, Guia de Turismo, Eletrônica, Informática, Massoterapia, Recursos Humanos, Telecomunicação, Hospitalidade e Vendas.

Neste caso, a matrícula pode ser feita online, no site da Secretaria de Educação, no início de cada semestre letivo.

Inscrições 2021

espaço seduc

Na maioria dos sites, a orientação é para que os interessados nos cursos profissionalizantes de nível técnico procurem diretamente as unidades escolares para fazer a matrícula.

No entanto, isso pode variar e as informações completas estarão disponíveis acessando o portal oficial da secretaria estadual e clicando no menu “Serviços”. Lá estarão descritos os programas e oportunidades, na sua grande maioria gratuitos, e como proceder para cada caso.

Entendeu o funcionamento da Seduc 2021? Se você ainda tem dúvidas, faça uma pergunta nos comentários!

Comente