Início » Senac » Curso de Gastronomia no SENAC 2021 – Como funciona, Especializações

Curso de Gastronomia no SENAC 2021 – Como funciona, Especializações

Cozinhar é visto por muitos como uma das formas de amor mais originais de se agradar os demais, sendo também um prazer para quem executa a ação.

Há quem queira levar essa paixão para o ramo profissional por meio de especializações, como é o caso do curso de gastronomia.

Quer fazer curso de gastronomia porém não sabe onde? Você sabia que o SENAC possui essa opção disponível? Veja aqui informações completas, como se matricular, quais documentos são necessários e muito mais.

Como funciona Curso de gastronomia no SENAC 2021?

Curso de gastronomia

Ao acessar o site do SENAC, você poderá encontrar não somente uma especialização quando o assunto é gastronomia, mas sim várias, como por exemplo:

  • Auxiliar de cozinha,
  • Barista,
  • Bartender,
  • Confeiteiro,
  • Cozinheiro,
  • Pizzaiolo.

Ou caso queira especificamente o curso de gastronomia, algumas das sedes do SENAC oferecem o curso de gastronomia funcional.

Leia mais informações abaixo sobre cada um deles e veja qual se encaixa melhor em seus objetivos profissionais.

Curso de gastronomia funcional SENAC 2021

Curso de gastronomia funcional SENAC

Com o objetivo de ser um aprendizado rápido, ele é um curso considerado curto, com apenas 20 horas de duração.

Por meio dele, o estudante poderá aprender técnicas de cozinhas para alimentação restrita, como é o caso de técnicas dietéticas, métodos para extrair as melhores características nutricionais dos alimentos, buscar formas alternativas para preparar alimentos para quem possui intolerância, alergias alimentares, além de doenças crônicas, como é o caso da diabetes e hipertensão.

Para saber mais sobre o curso de gastronomia funcional, acesse a página do SENAC do seu estado.

É preciso ter no mínimo 16 anos, ter concluído o ensino médio, além de realizar exames médicos e laboratoriais.

Auxiliar de cozinha SENAC 2021

Auxiliar de cozinha SENAC

Curso de duração mais longa, ele exige do aluno 240 horas disponíveis para aprender desde técnicas de cozinha, como armazenar alimentos, diferentes métodos para cozinhar, bem como maiores informações sobre bebidas e demais alimentos.

O curso tem duração de 3 horas pelo período de 8 meses.

É preciso ter no mínimo 16 anos, ter concluído o 6º ano do ensino fundamental, além de realizar exames médicos e laboratoriais.

Barista SENAC 2021

curso de barista

Destinado para quem quer se tornar um mestre na execução de cafés de alta qualidade, o curso de barista ensina técnicas de preparo, degustação, como servir o café, sempre levando em conta seus diferentes tipos e maneiras de preparo.

O curso possui o tempo de duração de 160 horas, sendo dividido em 5 dias da semana, em aulas com duração de 3 horas pelo período de 2 meses.

É preciso ter mais de 18 anos e ter concluído o ensino médio.

Bartender SENAC 2021

curso de bartender senac

O curso de bartender é para quem quer se especializar na organização do ambiente de trabalho, manejar o estoque de bebidas, realizar a solicitação de bebidas, aprender a fazer a classificação de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, criar e preparar coquetéis e drinks, além de fazer o atendimento ao cliente interno, externo e fornecedores.

O curso de gastronomia tem durança de 200 horas, espalhados em cinco dias da semana com 4 horas de duração por dia. O curso tem o tempo de frequência por dois meses.

O aluno precisa ter no mínimo 18 anos e ter terminado o ensino fundamental completo.

Confeiteiro SENAC 2021

Confeiteiro SENAC

O curso de confeiteiro é para aquelas pessoas que querem se especializar na combinação de ingrediente, técnicas de confeitaria, preparo de receitas, além de ser uma ótima oportunidade para iniciar uma profissão ou ter uma renda extra.

A carga horária do curso é de 300 horas espalhadas em dois dias da semana pelo período de duas horas durante 1 mês.

Para iniciar os estudos como confeiteiro é necessário ter no mínimo 18 anos, ensino médio completo e também realizar exames médicos em laboratórios.

Cozinheiro SENAC 2021

Cozinheiro SENAC

O curso de cozinheiro é para que o aluno consiga ingressar no mercado da área gastronômica, sabendo mais sobre preparo, conservação, armazenamento dos alimentos, além da preparação de pratos surpreendentes.

O tempo de duração do curso é de 500 horas divididos em 3 horas durante e dias pelo período de 4 meses.

É preciso ter 18 anos, ter completado o ensino médio e realizar exames médicos laboratoriais.

Pizzaiolo SENAC 2021

Pizzaiolo SENAC

Se você quer se tornar o mestre na arte de fazer pizzas, esse curso é ideal para você. Aprenda quais são os ingredientes ideais no momento da montagem, como é o ponto ideal para a retirada da pizza, além de tantas outras técnicas.

A carga horária do curso é de 160 horas divididas em 3 dias da semana e 3 horas. São 4 meses de duração.

Agora você só precisa escolher qual dos cursos oferecidos é o mais indicado para você e seu objetivo.

Comente