Início » Senac » Curso de Bombeiro Civil no SENAC 2021: Como funciona?

Curso de Bombeiro Civil no SENAC 2021: Como funciona?

Conseguir um bom empregos nos dias atuais se tornou uma missão ou algo muito difícil. Tudo isso pode variar de muitas condições, principalmente de como está seu currículo profissional e experiência.

Quer saber como se tornar bombeiro civil? Veja aqui informações completas sobre essa profissão, como fazer o curso por meio do SENAC e fique por dentro.

Não perca tempo para alavancar sua carreira.

Como funciona Curso de bombeiro civil no SENAC 2021?

Curso de bombeiro civil SENAC

Uma das profissões que muitos brasileiros gostariam de ser formados ou atuarem na mesma é a de bombeiros, visto a adrenalina, rotina empolgante e enfrentar várias possibilidades, além de um salário alto e benefícios.

Você sabia que é possível realizar esse curso por meio do SENAC? Disponível em todas as capitais do Brasil, por meio dele você poderá iniciar uma nova profissão com valores reduzidos, além de muitas outras vantagens.

O curso possui duração de 210 horas, sendo que é necessário ter no mínimo 18 anos, ter concluído o ensino fundamental e também ser aprovado em exame médio para poder exercer a atividade de bombeiro civil – para isso será necessário um atestado que comprove a situação, apresentando a cópia e versão original.

É importante saber que esse atestado médico deve ser emitido em no máximo 60 dias antes que o curso tenha data oficial iniciada.

O atestado deverá estar com a inscrição “Apto para atividades de bombeiro civil” ou também “apto para trabalho em altura e espaço confinado”. Geralmente, esses atestados não podem ser recebidos por meio do SUS, apenas por um consultório particular de medicina do trabalho.

Mercado de trabalho

roupas de bombeiro civil

É exigido algumas características do profissional que quer se tornar bombeiro civil, como:

  • Ter a capacidade de identificar possíveis riscos de incêndio e acidentes com produtos inflamáveis, além de equipamentos, locais de risco e traçar rotas de fuga em casos extremos,
  • Verificar e fazer a testagem dos equipamentos para combater incêndios, locais de risco e equipamentos,
  • Estar atento para atender emergências, operar equipamentos adequados, saber coordenar brigadistas e socorristas, além de bens patrimoniais,
  • Ser responsável pela atuação de edificação em áreas de risco, verificando a realidade local além de acompanhar possíveis inspeções,
  • Ser apto a realizar técnicas de primeiros socorros, visando amenizar sequelas da vítima e facilitar o atendimento médico.

Ademais, no curso se aprenderá como se comportar no ambiente profissional, como utilizar ferramentas da web, realizar trabalhos em grupo, atividades de pesquisa e resolução de demais problemas.

No curso, o aluno aprenderá a lidar com discussões de casos reais, simulações, treinamentos de aulas práticas, pesquisas individuais e também em grupos.

Veja abaixo quais serão as habilidades cobradas durante o programa:

  • Fazer procedimentos de prevenção e combate de incêndios,
  • Usar equipamentos para combate de incêndio,
  • Saber operar atividades de bombeiro,
  • Usar e saber operar equipamentos de proteção individual,
  • Saber fazer salvamentos terrestres,
  • Atuar em situações perigosas,
  • Saber realizar primeiros socorros,
  • Conseguir realizar uma análise de risco em diferentes terrenos.

Para obter o certificado, o aluno terá que ter no mínimo 80% de aprovação nas avaliações – tanto teórica quanto prática -, além da nota 8 nas atividades curriculares.

Documentos necessários para matrícula

bombeiro civil

Quer fazer sua matrícula o quanto antes?

Veja abaixo a lista de quais são os documentos necessários e não perca tempo:

  • Documento de identidade com foto (é necessário apresentar o original),
  • CPF ou documento que contenha o CPF (é necessário apresentar o original),
  • Declaração, certificado ou histórico escolar da conclusão do ensino fundamental, ou demais documentos que possam comprovar (é necessário apresentar a original e a cópia),
  • Atestado médico – já citado acima -, com a autorização para exercer a profissão de bombeiro civil. É preciso que ele tenha sido emitido 60 dias antes do início do curso.

Agora você só precisa encontrar o SENAC físico – caso não esteja interessado em curso EAD -, mais perto de você e realizar sua inscrição para poder enfim realizar o curso dos sonhos e melhorar sua carreira profissional. Lembre-se que qualquer gasto com estudos é um investimento em seu futuro!

Comente